top of page

4 Soluções para reduzir a entrada de calor pela janela

Tem uma janela grande pegando sol o dia todo na sua casa e não sabe o que fazer pra diminuir o calor?


Nesse post, resumi todo o conhecimento técnico e prático que eu tenho aplicado em simulações de desempenho, conforto e eficiência energética e trouxe de uma forma simplificada o que cada uma das estratégias pode fazer por você!


É importante ressaltar que a melhor estratégia é aquela que passa pela avaliação de um profissional qualificado, com uma solução apresentada especialmente para o seu problema. Cada projeto tem suas especificidades e não podemos generalizar! 😉


1. Vidro de controle solar

Os vidros de controle solar possuem uma camada com revestimento metálico que funciona como um filtro solar, minimizando o ganho de calor através do vidro e permitindo a entrada de luz.

2. Película de proteção solar

As películas atuam de forma semelhante aos vidros de controle solar, filtrando a entrada de calor e permitindo a passagem de luz natural. A vantagem desta opção é a possibilidade da aplicação no vidro já instalado, evitando assim a necessidade detroca.

3. Brises

Brises são proteções físicas externas que controlam ou impedem a entrada dos raios solares pela janela. Eles podem ser verticais ou horizontaise a escolha deve ser determinada a partir do estudo de insolação e orientação solar.

4. Cortinas

As cortinas e persianas também atuam como proteção física, mas a proteção ocorre internamente, após a entrada dos raios solares no ambiente. O maior desafio neste caso é a operação correta, com o fechamento nos horários onde o sol incide sobre a janela e precisa ser bloqueado.


Este artigo foi útil? Então, continue conosco acompanhando os nossos conteúdos do Blog.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page